Ensino Fundamental

AVALIAÇÃO OPERAÇÕES COM RADICAIS

8ª SÉRIE

Para relembrar o que estudamos em aula, leia os textos e clique nos links sugeridos.

Adição algébrica com radicais:

Para efetuar a adição algébrica com radicais, simplificamos os radicais e reduzimos os termos que têm radicais iguais (radicais de mesmo índice e mesmo radicando), somando algebricamente os fatores externos.

Multiplicação com radicais:

Para multiplicar radicais de mesmo índice, devemos conservar o índice e multiplicar os radicandos, simplificando sempre que possível o resultado obtido. 

Divisão com radicais

Para dividir radicais de mesmo índice, devemos conservar o índice e dividir os radicandos, simplificando sempre que possível o resultado obtido. Se quiser consulte o link.

http://www.matematicamuitofacil.com/radicais02.html


Racionalização de denominadores


A racionalização de denominadores consiste em se obter uma fração equivalente com denominador racional, para substituir uma outra com denominador irracional. Conseguimos isto realizando algumas operações que eliminam o radical do denominador.

Consulte o link abaixo para maiores explicações

http://www.matematicadidatica.com.br/RacionalizacaoDenominadores.aspx



Agora, resolva as questões em dupla numa folha para entregar e depois envie as respostas através do blog, conforme cada atividade solicitada. (um trabalho por dupla).  BOM TRABALHO!

































TRABALHO AVALIATIVO – 7º ANO 

1º TRIMESTRE  - 2013
Para calcularmos as diferenças de horário é preciso considerar a circunferência da Terra e o movimento de rotação. Dividindo-se os 360° pelas 24 horas do dia, resulta 24 fusos horários com 15° de longitude. O fuso horário inicial é aquele que engloba o meridiano de Greenwich. Como a Terra gira no sentido de oeste para leste, os horários nos fusos a leste de Greenwich vão estar sempre adiantados, enquanto os horários nos fusos a oeste de Greenwich vão estar sempre atrasados. Se, por exemplo, fizermos uma viagem em direção a leste (direita), indo de São Paulo à Austrália, os horários aumentarão (adiantarão) de 1 hora à medida que formos passando por cada fuso. Já no sentido oposto, se a viagem for em direção a oeste (esquerda), indo de Toronto a Honolulu, os horários diminuirão (atrasarão) de 1 hora para cada fuso pelo qual passarmos. Como as divisões territoriais dos países, estados, cidades ou regiões são irregulares, os fusos horários apresentam contornos adaptados às características geográficas de cada país, o que é muito importante para facilitar a vida das pessoas.
 


Se quiser saber mais sobre os fusos horários entre no link abaixo e divirta-se:

http://24timezones.com/hora_certa.php





Observe alguns fusos horários mundiais em relação à cidade de Brasília e após responda as atividades , utilizando a adição e subtração dos números inteiros.










MOSTRA DE TRABALHOS

No dia 05/11/11 tivemos uma mostra de trabalhos e apresentações artísticas na escola Madre Assunta. Os alunos do 6º ano fizeram uma exposição dos poliedros, cartazes e tangram. Já os alunos das 6ª e 7ª séries construiram jogos matemáticos. Todos estão de parabéns!

Algumas fotos































VIAGEM DE ESTUDOS A PORTO ALEGRE

No mês de novembro de 2011 os alunos da 7ª e 8ª séries da escola Madre Assunta fizeram uma viagem de estudos a Porto Alegre acompanhados de seus professores e diretora. Um dos locais visitados foi o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, onde os alunos puderam interagir, conhecendo e aprendendo  muitas coisas.

Algumas fotos:




























PROJETO MINHAS ESCOLHAS E PASSAPORTE DA LEITURA

Os gráficos a seguir foram construídos a partir de entrevistas realizadas,  no mês de setembro de 2011, pelos alunos do 6º ano, 6ª série e 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Assunta. O objetivo maior era comparar as opções de lazer que os adolescentes tinham antigamente e as opções de lazer que existem hoje.








Na semana do meio ambiente deste ano os alunos da 7ª série elaboraram uma pesquisa com a comunidade sobre o destino que as pessoas dão ao óleo de cozinha depois de usado e também lâmpadas, baterias e pilhas. O resultado é o que podemos observar nos gráficos abaixo:






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